sexta-feira, 16 de agosto de 2013

A Educação Física ajuda ao Futsal

Quando falamos de criança e iniciação desportiva jamais podemos esquecer que seu desempenho está diretamente ligado aos seus desenvolvimentos motores.

É aí que entra o Professor de Educação Física, a criança para se tornar um atleta de futsal, passa nas mãos de um profissional que nas suas aulas, desde a pré-escola, é trabalhado todos os fundamentos necessários, onde ela aprende a saltar, correr, equilibrar, chutar, driblar, rolar, pular corda, tudo o que ela necessita para desenvolver a coordenação motora.

Juntamente com todos esses fundamentos trabalhados, o mais importante é o desenvolvimento intelectual, onde a criança aprende a resolver qualquer situação em que ela se encontre.

Não podemos esquecer da integração, cooperação, solidariedade e socialização que é desenvolvida durante as aulas de Educação Física, isso o aluno leva com ele para toda a vida.

O professor de Educação Física que trabalha a modalidade de Futsal durantes as suas aulas, não precisa ter a preocupação de formar atletas, mas sim, despertar o interesse deles.

O momento que o aluno mais gosta da aula, é a hora de jogar, joga 4x4, 5x5, 6x6, linha, gol a gol, rebatida, etc. Não importa o jogo, o mais importante é que ele esteja desenvolvendo sua coordenação e aprendendo os principais fundamentos que um atleta de futsal precisa.

Quando a criança chega para nós, ela já tem um certo conhecimento dos fundamentos, e já esta com sua coordenação desenvolvida, devemos aproveitar tudo que já está feito e dar seqüência no trabalho sem deixar que o aluno perca o interesse.

E para que isso aconteça, devemos fazer com que a criança vivencie jogos com reais situações de jogo, assim ela poderá desenvolver sua criatividade e criar soluções para as situações encontradas.

Não devemos esquecer que a Educação Física é a base e o profissional dessa área é um grande aliado das Escolas de Futsal e principalmente do técnico de futsal.

Prof. Ronildo Luiz Morra